2ª Temporada - O Benemérito (8)
Comandante Guélas
Episódio 8
A cidade de Betânia lá para os lados do Médio Oriente tinha o seu herói, o Lázaro, ressuscitado quatro dias depois de morrer por um hippie de túnica branca, cabelo comprido e barba rija, que estava de passagem. A vila de Paço de Arcos também tinha um ressuscitado, o Choné, duas vezes, para o Futebol P.A. E foi nesta condição de ressuscitado famoso com que entrou no Electrogumitário determinado a entregar mais alguns nomes de figuras públicas.
- Tenho aqui uma lista, - e estendeu o papel à funcionária, a Espirro de Punheta.
“Alcunhas com mais de 50 anos: 21, sapateiro, avô do Montanelas e da Ministra; 110, dono da carreta de castanhas em frente ao cinema, pai da Ester, mulher do Metropolitano, tipo de calções que vivia ao lado do Pica; Luís Caguiné, avô dum Vieira do hóquei; Luís da 40, tio da Maria Otelo, mulher do talhante do mesmo nome; Tuy (menino Artur) e Moedinha; João Pé Leve, do Posto Náutico CDPA; Espia Feia, alcunha posta pelo Pica; Bezelina, neta do 21 e prima do Montanelas”.
Foi de imediato conduzido ao gabinete do Curador, o Bexigas, um calmeirão de um metro e sessenta, que o levou em mão própria ao Diretor, que diariamente despachava cartas na Sede do Clube Desportivo de Paço de Arcos. Chegavam sempre a ele através do cheiro intenso a perfume que exalava nas redondezas, e desta vez não foi excepção.
- A vila agradece de todo o coração a sua nobre contribuição para a Galeria dos Paçoarcoenses Famosos!
E estendeu-lhe uma cerveja. Mas a secretária já tinha dado a novidade às amigas, o “Ressuscitado” estava no clube. Por isso quando saiu do espaço tinha uma manifestação da elite feminina católica de Paço de Arcos: Sapo, Baleia Azul, Espirro de Punheta, Aninhas Carro Elétrico, Anita Carapita Carapau Sardinha Frita, Olívia Palito, Sóni, Lucinda Careca, Crespa, Tita dos Pés Sujos, Branca de Neve, Odete Estica, Beringela, Espia Feia e Bezelina, que ostentavam um cartaz que dizia, “O Choné é Lindo”!